Sonho Entrevista - Chef Vinicius Moura
Se você é fã de Masterchef, com certeza, conhece o nosso entrevistado desta semana que há pouco tempo representou Campo Grande na competição estrelada por diversos profissionais de todo o Brasil, o Chef Vinicius Moura. Ele nos contou um pouco da sua jornada desde os primeiros passos na cozinha até a abertura do seu restaurante que também fica aqui em Campo Grande, o Casa Tavares.
"Eu já cozinhava na faculdade e amava fazer isso. A cozinha sempre foi um lugar onde eu me sentia confortável."
Vinicius cursou Zootecnia pela UFFRJ, mas a cozinha sempre foi um lugar de conforto e inspiração. A decisão de seguir a gastronomia como profissão foi solidificada após uma palestra do chef francês Claude Lapier, que despertou uma paixão à primeira vista pela cozinha. O prato? Uma receita francesa de Fricassé de lagostim, que, segundo Vinicius, ficou incrível e ele nunca tinha comido nada parecido até então.
"A cozinha é para quem realmente ama. Estar na cozinha por estar, pela fama ou por curtidas, não fará de você um bom profissional. O que o transformará em um bom profissional é a repetição."
Com mais de uma década de experiência na cozinha, Vinicius compartilhou conosco as lições valiosas que aprendeu ao longo de sua jornada. Sua dedicação incansável à arte da culinária o ensinou que a verdadeira paixão é a chave para o sucesso na cozinha. Trabalhar ao lado de chefs renomados como Pedro de Artagão, Cris Leite e Luciano Andrade não apenas aprimorou suas habilidades culinárias, mas também o ensinou sobre a importância da colaboração e das relações interpessoais na cozinha. Além disso, Pedro de Artagão tem um estilo de cozinha que, segundo Vinicius, talvez ele siga até hoje, que é transformar produtos comuns em algo incrível.
"Aprendi que chocolate é muito mais difícil e que pra dominar precisa de muito estudo e prática. "
A participação de Vinicius no MasterChef Profissionais foi um marco em sua carreira, aumentando a visibilidade para o Casa Tavares e consolidando seu nome no cenário gastronômico. Apesar dos desafios e pressões da competição, não só dos jurados como também dos expectadores, Vinicius viu essa experiência como uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Sua eliminação, relacionada a uma prova com chocolate, destacou a complexidade e a importância do estudo e da prática na cozinha.
"A ideia é tentar que todos participem de alguma forma na construção do menu. Somos uma grande família que tem momentos difíceis e momentos incríveis!"
Para aqueles que ainda não conhecem, o Casa Tavares tem o costume de sempre mudar seu cardápio conforme a estação ou temática escolhida por Vinicius e sua equipe. Além disso, ao criar novos pratos para o Casa Tavares, Vinicius busca inspiração na simplicidade e na criatividade. "A ideia de um produto simples e popular, feito de uma forma ou combinando com algo que habitualmente não é visto, me encanta mais do que um produto super caro." Sua abordagem de combinar técnicas e ingredientes de maneiras inesperadas e emocionantes reflete sua paixão pela culinária e seu desejo de proporcionar uma experiência gastronômica memorável para seus clientes, trazendo uma melhor gastronomia para os moradores de Campo Grande e melhorando a qualidade do produto final. Para Vinicius, não é porque estamos na zona oeste que precisamos consumir um produto de "segunda".
"Cozinhar bem um dia é fácil. Fazer isso todos os dias é o grande desafio."
Encerrando nossa conversa, Vinicius compartilhou conselhos valiosos para os aspirantes a chefs e confeiteiros, enfatizando a importância do estudo, da dedicação e da especialização na busca pelo sucesso na cozinha. "Estudem exaustivamente, aproveitem todas as experiências possíveis e foquem no que realmente desejam dentro da cozinha. Especializem-se, não sejam generalistas." Sua jornada inspiradora é um lembrete poderoso de que, com paixão, perseverança e um toque de criatividade, qualquer sonho culinário pode se tornar realidade, mas é preciso se dedicar e buscar sempre melhorar de forma incansável.